Oficialmente o livro conheceu a luz do dia fisicamente no dia 25 de Fevereiro de 2011, faz hoje um ano, assim sendo deixo aqui a entrevista que me foi feita em Dezembro de 2011.
Durante o dia de hoje mais surpresas...Entrevista ao Jornal Cipreste, Macedo de Cavaleiros – Dezembro 2011
Entrevista realizada por Patrícia Cordeiro
Compêndio do Cubo de Gelo
Nuno Baptista publica o seu primeiro livro
Nuno Baptista é o mais recente talento literário de Macedo de Cavaleiros, emocionado e orgulhoso contou-nos, numa curta entrevista, como lhe tem corrido a vida desde a publicação do primeiro livro.
O Compêndio do Cubo de Gelo é um livro de prosa-poética – inspirado na sua maioria nos textos que ao longo de alguns anos foi escrevendo. A recolha de alguns desses textos é agora editada pela Corpos e teve a sua primeira apresentação ao público no famoso Labirinto no Porto. Esse foi para o jovem escritor “um dia de nervosismo, teria finalmente no próprio dia todas as pessoas juntas que iriam declamar alguns textos, tal quereria dizer que havia ensaios a serem feitos. Assim sendo, a tarde foi reservada para ensaios e o início de noite foi a preparar o local. O proprietário do local, Danyel Guerra, também este escritor, deu início à sessão de apresentação, os declamadores prosseguiram com o acompanhamento de oboé e claro, uma breve apresentação do livro por minha parte. Diria que correu maravilhosamente o dia na sua totalidade, entenda-se o cumprimento de um sonho, um dos seus passos definitivos…”
Dia 10 de Setembro, foi a vez de, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, recebermos Nuno Baptista e o Compêndio, e esse foi um dia muito especial: “saber que teria garantida uma sala no Centro Cultural, que o Presidente da Câmara Beraldino Pinto havia acedido ao meu convite de abertura do evento e ter o apoio da Câmara Municipal e da Vereadora Sílvia Garcia para o efeito, transmitiu-me uma segurança diferente, em conjunto com um orgulho tremendo de poder dar a conhecer à minha Terra Natal toda uma obra que me deu um prazer imenso criar e desenvolver. A apresentação do livro em Macedo de Cavaleiros levantou-me algumas questões, se iria contactar declamadores profissionais, a própria utilização dos recursos que o Centro Cultural disponibilizava, etc., até que cheguei à conclusão de quem melhor para declamar os meus textos do que as pessoas que me conhecem bem e pessoas que eu amo acima de tudo, em vez de ter alguém que mal conheceria a ler algo tão pessoal meu. Foi assim que cheguei à família, pai, António Baptista, irmãos, Rui Batista e Gil Baptista a declamar e a minha sobrinha Inês Batista a acompanhar com piano. O que senti, como já referi, passa por orgulho, felicidade pura em ter a minha família envolvida neste projecto meu e, claro, os amigos que acompanham as minhas loucuras.”
Para este jovem Macedense que se lança agora nesta aventura editorial o “feedback” dos leitores é muito importante e como explica: “ tenho tido alguns pareceres interessantes, como por exemplo o terem adorado o formato, os textos, a minha liberdade em relação à estrutura frásica de um poema, à rima, à inovação que em pequenos jogos mentais que desenvolvo com o leitor. Mais simplificado, ouvi algo como ser fabuloso, mas não perceber metade do texto. Um exemplo que guardo foi terem-me dito que numa abordagem inicial, o livro aparentava ser “pesado” e quando a pessoa em causa, no lançamento do Porto, ouviu os textos mudou a sua opinião e ficou a gostar imenso do livro. Já me transmitiram que a minha escrita é muito musical, que gostam da ligação directa que efectuo com o leitor, que está muito bem escrito, mas que talvez seja ”tenebroso”, foi a palavra utilizada, que justifico com o meu objectivo de marcar o leitor e pôr a descoberto todas as facetas que compõem um ser humano.”
A receptividade do livro tem sido portanto muito positiva e há já quem espere a saída de um próximo.
Mas entretanto Nuno tem estado ocupado, não só com as apresentações do livro, mas a marcar presença noutros eventos e a “experimentar” novas vivências que esta entrada no mundo editorial lhe tem proporcionado: “Tem sido uma experiência deveras interessante, desde a edição do livro que tenho tido contacto com diversas entidades e grupos de escrita, é um mundo com características muito próprias, participei em encontros de poesia no Porto e em Vila Nova de Gaia, o ter estado presente na Feira do Livro do Porto também me abriu portas interessantíssimas e neste momento trata-se de publicitar ao máximo o “Compêndio do Cubo de Gelo”. Embora tenha feito apenas duas presenças oficiais, mais a presença na Feira do Livro do Porto, tenho mantido uma envolvência significativa em termos editoriais e organizacionais, planeamento e publicação de informação adicional. A nível gráfico também aqui surgiu um novo mundo a descobrir, desde reuniões a estabelecer metas e objectivos, uma vez que optei por ser o grande responsável pela parte publicitária. Neste momento, o grande objectivo é esgotar a primeira edição do livro, que embora o caminho esteja a longo, está a decorrer sem sobressaltos e as vendas têm-se mantido.”
Sobre as expectativas que tinha em relação à edição, o jovem escritor confessa que: “não sabia bem o que esperar de tudo isto, foi algo completamente novo que surgiu no meu caminho e que aprendi a caminha-lo de uma forma que considero ser bastante vantajosa, aqui agradeço à minha editora que sempre me apoiou e compreendeu o que pretendia com o meu livro, dou o exemplo de eles não terem mexido na organização que tinha definido para o meu livro, acederam aos meus propósitos, claro está, mantendo também o que seria proveitoso para ambas as partes. Posso dizer que sim, está a corresponder às minhas expectativas, aprendi imenso sobre diversas áreas de trabalho, aprendi imenso a nível organizacional e também posso afirmar que existiu um crescimento interno significativo.”
O próximo ano é um que se espera preenchido. O escritor, cuja aptidão artística se estende também ao desenho e design gráfico, está a desenvolver um filme de animação inspirado no Compêndio do Cubo de Gelo. Durante 2012 realizará duas exposições de pintura, uma em Macedo, em local a definir e outra no Porto, uma vez mais no Labirinto. Fará ainda algumas apresentações do livro, uma delas na livraria da Universidade de Aveiro.
O Compêndio do Cubo de Gelo já está à venda em Macedo na Livraria ContraK e estará muito em breve na Biblioteca Municipal e na Biblioteca da Escola Secundária.
Entre os vários locais de compra, pode ainda seguir o escritor em:
http://compendiodocubodegelo.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário